Pesto de avocado, avocado, pesto, gastronomia

Pesto de avocado

Para ser apreciado com uma salada com grão de bico, tomates cerejas, cenouras, beterrabas, batatas, folhinhas de alface. Uma bruschetta enriquecida com bacon, alcaparras e azeitonas ou, simplesmente, com fatias de pão tostadas em azeite de oliva ou, ainda, com chips de batatas. Alguns procedimentos preliminares no preparo do avocado são importantes para realçar sua cor e sua textura. Vamos lá.


O AVOCADO

Para testar se o avocado está maduro, retire o ponto saliente que fica na fruta onde o avocado estava preso ao ramo que o sustentava. O halo que fica visível deve ser de uma cor amarelo bronze.
Mergulhe totalmente o avocado em água fervente por 10 segundos ou alguns segundos a mais, não ultrapassando 20 segundos. Note que a casca escura se torna esverdeada. A seguir, mergulhe em água com gelo por alguns minutos.
Este procedimento facilita a remoção da casca somente com o auxílio dos dedos e garante que o avocado não escureça. Divida a fruta ao meio, retire o caroço e está pronto para ser apreciado.


O PESTO

Em um liquidificador ou processador, coloque 2 avocados, 10 nozes partidas, ½ xícara de chá de queijo tipo parmesão, 10 folhas de basílico fresco ou, se preferir, de coentro (ou ambos), 3 dentes de alho, caldo de 1 limão Taiti e 1 colher de café de sal. Processe até obter uma pasta homogênea. O pesto de avocado está pronto para ser apreciado.

Bon appétit! 

Compartilhar:




Blog Gastronomia

João Roberto
Por João Roberto Médico formado pela USP e consultor em food & wine styling and phtography, e-mail: la.pyramide@uol.com.br
Ver todas as postagens de João Roberto