Petit Verdot

Petit Verdot

Ao apreciarmos os grandes vinhos da região de Bordeaux, na França, esperamos encontrar, logo de início, uma estrutura firme e consistente, definida com precisão por duas palavras que dizem tudo: elegância e finesse. São raros os vinhos que encontramos fora desta região que apresentam essas duas qualidades, sendo que uma boa parte deles integram, em sua composição, uma variedade vinífera pouco conhecida entre nós, a Petit Verdot.

Na assemblage desses vinhos, encontramos a Petit Verdot, com uma pequena participação que não excede a 5%; a Cabernet Sauvignon, com 45% até 65%; a Merlot, com 25% até 35%, e a Cabernet Franc, com 5% até 15%. Eventualmente, também é possível encontrar a Malbec. Essas percentagens são condicionadas às variações climáticas anuais que afetam a composição percentual dos taninos, antocianinas, açúcares e ácidos presentes nas uvas. A variedade Petit Verdot tem sua origem no Sudoeste da França, concentrada na região de Médoc. A adição da Petit Verdot aos vinhos desta região tem a finalidade principal de realçar as qualidades da Cabernet Sauvignon e da Merlot, ao agregar, inicialmente, sua cor vermelha intensa e sua vivacidade, conferida pela natural adstringência, acidez e alta concentração de taninos.

A Petit Verdot se adaptou muito bem em outras regiões ao redor do mundo, produzindo excelentes vinhos — em vinificação solo ou associada a outras variedades — na Espanha, nos EUA, na Austrália, na Argentina, na África do Sul, no Chile, em Portugal e, mais recentemente, no Brasil.

O que nos espera na oportunidade de apreciar um vinho elaborado somente com a variedade Petit Verdot? O resultado final é um vinho de cor vermelha intensa, tânico, presença intensa de frutas vermelhas, como amoras e framboesas, e ervas aromáticas, com o predomínio da menta. A Petit Verdot, quando vinificada solo, resulta em vinhos intensos e potentes que tem chamado a atenção dos apreciadores destes tipos de vinhos. Quando vinificados ao estilo bordelaise, na sua grande maioria, os vinhos são excepcionais e contribuem para sua elegância e finesse.

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: