A pimenta do reino

A pimenta do reino

Ela é ao mesmo tempo pungente e aromática, uma especiaria e um condimento que ocupa um lugar de destaque nas cozinhas ao redor do mundo. A pimenta do reino (Piper nigrum) é uma planta tropical, perene e trepadeira, da família das Piperaceae.  Seu caule é lenhoso e pode atingir até quatro metros de altura com uma rica e fechada vegetação de ramos e folhas. Nossa muda original é procedente de Madagascar e está plantada no mesmo local há mais de 20 anos. 

Durante todo o período de crescimento, brotam dos caules inúmeras inflorescências, que se transformam lentamente em cachos com inúmeras bagas verdes e, posteriormente, vermelhas, quando parcialmente maduras. Ao atingirem a completa maturidade, as bagas, já transformadas em grãos, adquirem uma casca de aparência seca e preta que, após completamente removida, dá origem à pimenta do reino branca, ligeiramente mais delicada em aroma e em sabor. Ela pode ser conservada e consumida nas diferentes fases de sua evolução. Quando ainda verdes ou vermelhas, devem ser colocadas em uma solução de água, vinagre e sal. 

A pimenta vermelha não deve ser confundida com a conhecida pimenta rosa (falsa pimenta do reino), que se origina de um arbusto nativo do Brasil (Schinus terebinthifolius).

Como utilizar e apreciar: 

1 - A branca e a preta, utilizadas separadamente ou em conjunto, devem ser esmagadas ou moídas na hora e na quantidade a ser utilizada individualmente para cada prato. Nos molhos, sua adição deve acontecer somente no final da cocção, pois, ao serem aquecidas em líquidos, elas perdem rapidamente os aromas típicos e desenvolvem um sabor desagradável e adstringente. Quando previamente flambadas com algum tipo de aguardente e finalizadas com um molho de vinho ou um queijo azul e creme, estes devem ser consumidos imediatamente e ainda bem quentes. 

2 - Aquelas mantidas sob a forma de conserva, como é o caso da verde ou da rosa, devem ser ligeiramente esmagadas e, de preferência, flambadas antes de serem finalizadas, visto que, ao serem mordidas inteiras, são bastante irritantes para a língua e a mucosa bucal. Adquira a pimenta do reino nesta fase em pequenos frascos, guarde-as na geladeira imediatamente após abertas e bem lacrados, visto que, decorridas algumas semanas após a exposição ao ar, perdem parte de seu aroma e frescor e adquirem uma desagradável cor escura se não forem bem conservadas. Bon appétit! 

Compartilhar: