Pintado ao Leite de Coco e Dendê

Pintado ao Leite de Coco e Dendê

Um peixe de água doce, apreciadíssimo entre nós, o Pintado, em postas altas assado no forno circundado pelo leite de coco, azeite de dendê e coberto com tomates, basílico e/ou coentro frescos e pimenta vermelha, é um convite permanente para oferecermos aos nossos convidados em uma almoço informal e descontraído.

OS  TOMATES E AS ERVAS AROMÁTICAS: 6 tomates rasteiros maduros, sem a pele e as sementes, picadinhos; 1 xícara de chá de basílico e/ou coentro fresco picados; uma pimenta dedo de moça sem sementes picadinha; 2 colheres de azeite de oliva e uma colher de chá de sal. Coloque todos estes ingredientes em uma tigela, misture bem e reserve.

O PINTADO: Em uma forma refratária, acomode folgadamente 6 postas de pintado fresco de 3 centímetros de altura. Rodeie cuidadosamente estas postas com 400 ml de leite-de-coco e, a seguir, adicione sobre o leite de coco 200 ml de azeite de dendê.  Distribua os tomates cuidadosamente sobre os filés e leve ao forno aquecido a 180°C até o molho borbulhar vigorosamente. Retire cuidadosamente as postas do Pintado e reserve.

O MOLHO:  Coloque o molho que restou na forma refratária em uma panela e leve-a ao fogo brando. Quando iniciar fervura, adicione, aos poucos, uma colher de sopa de amido de milho dissolvido em uma xícara de chá de água, mexendo sempre, até obter um molho espesso. Corrija o sal.

FINALIZANDO: Aqueça as postas do Pintado, coloque-as em pratos aquecidos rodeando-as com o molho quente. Acrescente arroz branco cozido ao molho restante na panela e sirva ao lado do Pintado. Um vinho branco português da denominação de origem controlada Vinho Verde, elaborado com uma ou mais variedades Alvarinho, Loureiro, Arinto e Trajadura, ou um Vinho Verde tinto elaborado com a variedade Vinhão, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit! 

Compartilhar: