Pintado

Pintado

Um peixe de água doce que faz parte da herança culinária brasileira, onde está presente somente frito acompanhado de um molhinho de pimenta e farofa ou como uma saborosa moqueca. Um modo igualmente simples de apreciarmos o pintado é acrescentando farinha de trigo ao óleo quente onde fritamos as postas do peixe, obtendo um “roux”. Em seguida, vamos enriquecer este “roux” com cebolas e tomates picadinhos, generosa quantidade de folhas de menta, basílico e cebolinha, todos picadinhos, não deixando de acrescentar as pimentas vermelhas.

Em uma frigideira pesada e de fundo espesso, coloque ½ xícara de óleo de girassol e leve ao fogo. Quando o óleo estiver bem quente coloque seis postas de Pintado, pesando no total ao redor de 600 gramas, passadas em farinha de trigo. Controlando sempre o fogo, frite as postas do Pintado dos dois lados até ficarem bem douradas. Retire as postas fritas da frigideira e reserve. 

Na mesma frigideira onde restou o óleo prepare o “roux” com 3 colheres de sopa de farinha de trigo, mexendo sempre até a farinha adquirir uma cor levemente dourada. Cuidadosamente, acrescente 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco, 2 colheres de chá de curry indiano, 1 cebola, 2 tomates rasteiros e 1 pimenta dedo de moça, todos picadinhos. Misturando continuamente, acrescente água fria aos poucos, até obter um molho denso e homogêneo. Retire a frigideira do fogo, corrija o sal, acrescente uma generosa quantidade de menta fresca, basílico e cebolinhas picadinhas. Coloque este molho em uma travessa, regue com azeite de oliva e distribua sobre ele as postas de pintado previamente aquecidas no forno. Aprecie com uma taça de vinho Riesling. Bon appétit!

Compartilhar: