Pirarucu e páprica

Pirarucu e páprica

Um peixe de água doce nativo da Amazônia, o pirarucu (Arapaima gigas) tem um sabor leve e delicado. Seu nome deriva de dois termos indígenas pira (peixe) e urucum (vermelho), devido à cor de sua cauda. Vamos apreciar as postas do pirarucu preparado com uma mistura de páprica doce e picante.

INGREDIENTES: 2 postas de pirarucu de 300 grs. (cada) divididas em 4 porções; caldo de 1 limão siciliano; 1 colher de café de sal; 2 colheres de sopa de azeite de oliva; 3 colheres de chá de páprica doce; 1 colher de chá de páprica ardida; 2 xícaras de chá (cada) de cebolas e tomates maduros picados; 2 colheres de sopa de azeite de oliva; 1 colher de chá de açúcar; 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco e folhas de louro.

ETAPA 1: Coloque as postas do pirarucu em uma vasilha, distribua o caldo de limão e o sal sobre as suas duas superfícies. Reserve na geladeira por uma hora. Enxugue as postas, distribua sobre elas o azeite e, com o auxílio de uma luva, esfregue a mistura da páprica de ambos os lados. Aqueça 1 colher sopa amolecida e 2 colheres sopa azeite de oliva em uma frigideira antiaderente.  Doure as postas” bem douradinhas” Reserve.

ETAPA 2: Doure ligeiramente o restante dos ingredientes na frigideira. Distribua em uma forma refratária e, coloque sobre eles as postas do pirarucu. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 20 minutos. Coloque as postas em 4 pratos, distribua o molho ao redor e pulverize com a cebolinha picada. Aprecie com arroz branco. Um vinho Chardonnay do Novo Mundo, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: