Portobello e queijo azul ao forno

Portobello e queijo azul ao forno

Sua cor marrom, a pele lisa e aveludada, aromas e sabores que nos trazem à memória a “terra molhada”, quando a chuva cai após um longo período de seca, é um convite permanente para nos aventurarmos nas mais originais experiências culinárias com o cogumelo Portobello. Na nossa cozinha, escolhemos associar o Portobello a um típico queijo azul, que é o Gorgonzola.

ETAPA 1: Escolha 200 grs. de cogumelos Portobello bem fresquinhos, remova, pique os talos em cubos e reserve. Faça cortes verticais no corpo dos cogumelos sem separar totalmente e discretamente ao mesmo tempo abrindo à maneira das folhas de um livro. Acomode os cogumelos “aconchegadinhos” em uma pequena vasilha refratária, tipo uma travessa não muito rasa. Distribua os talos entre os espaços, intercalando com folhas frescas de louro e sálvia.

ETAPA 2:  Regue os cogumelos discretamente com azeite de oliva. Distribua pedaços do Gorgonzola entre o espaços, pimenta dedo de moça picada, finalizando com queijo tipo Parmigiano ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 15 a 20 minutos. Durante esse procedimento, ocorre a formação natural de um molho que complementa os aromas e sabores que se desprendem do Portobello e do Gorgonzola.

Aprecie o Portobello e Queijo Gorgonzola ao Forno simplesmente com fatias de pão ou incorporado a uma pasta de sua escolha, ou mesmo para finalizar um risoto. Um vinho tinto elaborado com a varietal Sangiovese, Malbec ou Cabernet Sauvignon, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: