Prosecco

Prosecco

Um dos mais apreciados entre os vinhos brancos espumantes, elaborado na Itália, na região do Veneto, o Prosecco é um fortíssimo concorrente do Champagne. Um Prosecco de alta qualidade carrega um delicado aroma de limão, maçãs verdes, flores silvestres, um distinto sabor de pêssegos e finaliza com um sutil e delicado aroma de fermento, que nos lembra um pão artesanal recém-saído do forno.

Prosecco é igualmente o nome da uva que constitui a base deste vinho, sendo que o mais famoso e requintado é aquele produzido na DOCG Conegliano, ao lado do Prosecco Superior di Cartizze DOCG, que tem como característica um estilo mais complexo e maior intensidade dos aromas e sabores primários da varietal Prosecco.

Um Prosecco de alta qualidade se distingue pela cor amarelo pálida, persistente e contínua liberação de minúsculas e delicadas bolhas, que, ao contato com as papilas gustativas, provocam uma sensação de intenso e delicado frescor.

A varietal Prosecco, conhecida igualmente pelo nome de Glera, tem como principal característica cachos grandes de formato piramidal, que permite maior exposição à luz solar, um importante fator durante o período de amadurecimento em que ocorre a produção de açúcares no interior das uvas.

A uvas, por sua vez, têm uma fina e delicada casca de cor dourada quando maduras e levam maior espaço de tempo para atingir completa maturação, fator que seria o responsável pela delicadeza das minúsculas e persistentes bolhas do vinho quando pronto para ser apreciado.

O método mais frequentemente utilizado durante o processo de fermentação do vinho Prosecco é o denominado Charmat conhecido também pelo nome de Método Italiano, quando a segunda fermentação ocorre em grandes containers de aço inox, diferente do Método Champenoise, quando a segunda fermentação ocorre no interior das garrafas.

Os vinhos elaborados com a varietal Prosecco podem ser classificados como espumantes, frisantes e tranquilos. Ao escolher um Prosecco de alta qualidade, procure por aqueles das regiões de Valdobbiadene e Conegliano. O mais famoso dos coquetéis italianos, o Bellini, tem origem em Veneza, no Harry’s Bar, que foi criado a partir de um purê de pêssegos brancos complementado com o espumante Prosecco, na proporção original de três partes do vinho para uma parte do pêssego.

Se a fruta pêssego não estiver disponível, uma substituição aceitável seria um licor ou suco concentrado de pêssegos. Um Prosecco, apreciado com moderação, solo ou acompanhado com lâminas de presunto italiano, queijo Pecorino ou Parmigiano, seria uma ótima escolha, enquanto aguardamos a chegada de nossos convidados para um almoço ou um jantar ao ar livre, ou “al fresco”, como diriam os italianos. Buon appetito!

Compartilhar: