
Pudim de castanha do Pará
Um simples pudim em que a estrela é a castanha do Pará que, ao se transformar em leite, desafia os nossos sentidos com sua aparência apetitosa e, ao mesmo tempo, encanta-nos com seu aroma sutil e seu sabor delicado. O seu preparo não foge a um pudim convencional, mas o resultado final é surpreendente.
Ingredientes:
- 240 gramas de ovos inteiros
(4 ovos grandes)
- 395 gramas (uma lata) de leite condensado
- 100 ml de leite de vaca
- leite da castanha do Pará
- 15 gramas de amido de milho
(1 colher de sopa)
- 5 gramas de fermento em pó químico (1 colher de sobremesa)
- polpa da castanha do Pará
Preparo:
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador, seguindo a ordem acima, e bata até estarem completamente homogeneizados. Unte generosamente uma forma de pudim tradicional com manteiga, pulverize com açúcar demerara e, a seguir, com farinha de trigo. Despeje o líquido obtido cuidadosamente em seu interior. Cubra com uma folha de alumínio e asse em banho-maria durante 1h15 na grade situada na parte baixa de seu forno. Teste o interior com um estilete: se estiver bem quente, retire a forma do forno, deixe esfriar e desenforme. Sirva ao natural ou acompanhado de uma calda de cupuaçu.
O leite da castanha do Pará:
Com 12 horas de antecedência do preparo do pudim, coloque de molho em 500 ml de água fria 150 gramas de castanhas do Pará picadas em pedaços grosseiros. Ao final deste tempo, coloque o líquido e as castanhas em um liquidificador ou processador e bata até obter um líquido homogêneo. Passe por uma peneira bem fina comprimindo com uma colher. O líquido assim obtido é o LEITE DA CASTANHA DO PARÁ e o seu resíduo, a POLPA.
Bon appétit!