Pulled Pork

Pulled Pork

Imagine a carne do pescoço do porco que, após o cozimento prolongado, de algumas horas, a baixa temperatura, possa ser apreciada no dia seguinte quando podemos, literalmente, desfiá-la com os dedos. O modo de preparo tem raízes nos estados sulinos americanos, de onde surgiu o nome “Pulled Pork”. No seu preparo, utilizamos, de preferência, a carne do pescoço, entremeada de gordura natural entre as fibras musculares, cozida com duas garrafas de cerveja artesanal escura tipo Weizenbock, de maltes de trigo forte e cevada e não filtrada que, definitivamente, impregnam e enriquecem com aromas e sabores o molho residual gelatinoso ao final do cozimento. Vamos lá para a minha cozinha.

O Pulled Pork

Em uma panela pesada e de fundo espesso, adicione 2 colheres de sopa de óleo de sementes de girassol e uma peça de aproximadamente 1 quilo e 200 gramas de carne de pescoço desossada de porco.  Deixe dourar levemente de ambos os lados. A seguir adicione 2 cebolas grandes em rodelas ao redor da carne e 1 colher de sopa rasa de açúcar cristal e continue virando a carne até que as cebolas fiquem douradas. Adicione, a seguir, 2 garrafas de 355 ml de cerveja artesanal tipo Weizenbock, 12 pimentas do reino pretas inteiras, 2 colheres de chá de páprica doce e 1 de páprica picante, cubra com uma folha de papel manteiga, abaixe o fogo para o mínimo possível, coloque a tampa da panela e deixe cozinhar por cerca de 3 horas.

Adicione a seguir 2 ramos de alecrim, 2 cenouras grandes aparadas em troncos, 6 pequenos bulbos de erva doce aparados em 4 partes ao longo do comprimento e, decorridos 15 minutos, 4 batatas aparadas em 4 partes. Deixe a panela no fogo por mais 15 minutos, regando ocasionalmente a carne com o molho. Corrija o sal e retire a panela do fogo. Deixe o Pulled Pork esfriar na panela e coloque no refrigerador. No dia seguinte, você ficará surpreso com a gelatina em que o molho se transformou. Aqueça e sirva, desfiando com as mãos ou com o garfo, com os vegetais, o molho e arroz branco. Aprecie, com moderação com uma Weizenbock. Bon appétit!

Compartilhar: