Pulpo gallego: polvo à moda galícia

Pulpo gallego: polvo à moda galícia

Tudo se concentra na escolha inicial e o ponto exato e perfeito do cozimento do polvo para apreciarmos o seu real sabor quando preparado à moda da Galícia — Pulpo Gallego — que consiste, simplesmente, em apreciar os seus tentáculos previamente cozidos e, a seguir, rapidamente grelhados, com uma mistura de páprica doce e ardida, o melhor dos azeites de oliva, de preferência espanhol extra virgem e caldo de limão, opcionalmente apreciado com batatas cozidas ou pão tostado. A minha preferência é apreciá-lo solo, aparado em pequenas porções. 

O POLVO: Um polvo adequado para o consumo deve apresentar à primeira vista uma coloração cinza leve e clara, pele lisa e íntegra recoberta com uma substância gelatinosa, odor adocicado e sem traços de acidez, sinais que indicam frescor e uma conservação correta. Como uma segunda escolha, podemos optar pelos tentáculos já congelados O peso ideal para o preparo do Polvo Gallego seria de 1 a 1 e ½ quilo, ou somente os tentáculos, de 600 grs. até 1 quilo, já congelados. Se fresco, congele por cerca de 24 horas. Antes de cozinhar, descongele na geladeira. Este procedimento fixa a pele do polvo, que deve, a seguir, ser mergulhado em água fervente e cozido “ao ponto”, ou seja, com uma textura macia e, ao mesmo tempo, firme. Teste periodicamente com um estilete fino ou palito. Deixe esfriar na água e reserve na geladeira antes de grelhar, de preferência em uma churrasqueira ou frigideira tipo grelha, por alguns minutos.

FINALIZANDO: Retire os tentáculos da água, enxugue-os delicadamente. Besunte com azeite de oliva e sal. Leve à grelha para tostar rapidamente para que o seu interior se aqueça, mas não cozinhe além do “ponto”. Coloque os tentáculos em um prato raso, pulverize com uma mistura de páprica doce e picante, azeite de oliva e caldo de limão e sal.

APRECIANDO: O Pulpo Gallego é um dos petiscos preferidos da tradicional culinária espanhola da região da Galícia, conhecidos como Pintxos, apreciados, geralmente, no fim da tarde e início da noite, de maneira descontraída e informal. Um vinho tinto ou branco da região, um Jerez ou uma cerveja, apreciados com moderação, são escolhidos como um complemento ideal. Bon appétit!

Compartilhar: