Raita

Raita


A versatilidade da culinária indiana nos encanta pela simplicidade e pela harmonia que surge de maneira espontânea quando utilizamos ervas aromáticas frescas e especiarias na composição dos pratos, que encontram uma receptividade crescente nos países ocidentais — culinária esta que encantou os ingleses já no início do século XIX.

A Raita pode ser descrita como um molho cuja base é o iogurte fresco e natural, combinado com um vegetal como o pepino, uma fruta como o abacaxi e ervas aromáticas como a menta ou o coentro. Aprecie a Raita com peixes, crustáceos e saladas. Na nossa cozinha, utilizamos pepino e menta fresca para o preparo da Raita.

Em uma tigela, coloque 380 gramas de iogurte natural, 200 gramas de pepino previamente ralado e vigorosamente espremido em um pano para extrair a água e uma colher de sopa de menta fresca picadinha. Misture bem, corrija o sal, adicione pimenta do reino moída na hora e uma colher de café de curry indiano. Reserve na geladeira. Antes de apreciar, rale sobre a Raita um pepino fresco. Bom appétit!

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: