Rambutã

Rambutã


Uma fruta exótica na aparência externa com uma casca avermelhada, espículas amarelas e verdes quando pronta para ser consumida e igualmente exótica pelo sabor agridoce, compatível com as comidas típicas de seus países de origem — Indonésia, Tailândia, Malásia e Filipinas. As suas mudas foram trazidas para o Brasil, onde o Rambutã (Nephelium lappaceum) é cultivado com muito sucesso nos estados do Amazonas, Pará, Bahia e São Paulo.

Quando maduro, ao abrirmos a cápsula, encontramos no interior um fruto branco, brilhante, firme, levemente ácido e doce, ao mesmo tempo, contendo uma semente em seu interior.

COMO ESCOLHER E APRECIAR O RAMBUTÃ:
• Prefira frutos com a cor vermelha, espiculas amarelo-esverdeadas. Rejeite os frutos marrons escuros com espiculas escuras e murchas.
• Conserve-os na geladeira em uma embalagem plástica perfurada por não mais do que 48 horas.
• Para remover a cápsula, segure o Rambutã entre as palmas das duas mãos e gire uma contra a outra em sentido oposto. A Cápsula se solta facilmente, expondo o interior do fruto.
• Aprecie o Rambutã, colocando-o diretamente na boca e movimentando com a língua de um lado para o outro para extrair lentamente todo o seu sabor.
• Utilize o Rambutã em coquetéis, compotas, sorvetes, saladas de frutas e pudins.

O Rambutã é o fruto de uma árvore ornamental de pequeno para médio porte que pode ser cultivada em seu quintal ou jardim a partir de mudas disponíveis no Brasil.

Bon appétit!

Compartilhar: