Ribera Del Duero

Ribera Del Duero


Dificilmente podemos dizer que conhecemos e apreciamos bons vinhos se entre nossas escolhas ainda não descobrimos os Vinhos da Espanha. A variedade Vitis vinífera, ícone da Espanha, é a tinta Tempranillo cultivada desde mais de 2.000 anos atrás, quando o país era dominado pelo Império Romano que, então, estendia-se da Inglaterra até a África e da Síria até a Espanha.

O cultivo de videiras de maneira ordenada e a produção de vinhos de qualidade, aliados ao desenvolvimento cultural e econômico desta região, iniciou-se nos mosteiros dos monges Cistercienses e Beneditinos no século XII em Valbuena de Duero. Desde aquela época, videiras e vinhos fazem parte do acervo cultural, culinário e econômico da região de “Denominación de Origen” (D.O.) de Ribera Del Duero, fundada em 21 de julho de 1982.

Variações climáticas extremas requerem cuidados igualmente rigorosos por parte de seus viticultores e produtores de vinhos, que utilizam atualmente tecnologias modernas e avançadas, mas sem perder o contato e o respeito para com as tradições herdadas e preservadas ao longo dos séculos. A variedade Tempranillo é batizada nesta região com os nomes de Tinto Fino ou Tinta del País, uvas que se caracterizam pelas frutas pequenas, cor tinta intensa e cáscaras espessas, responsáveis pela complexidade estrutural dos seus melhores vinhos.

Tempranillo tem sua origem na palavra espanhola “temprano”, que traduzimos como “de maturação precoce”, uma adaptação da natureza dentro do contínuo processo evolutivo para fazer frente às rigorosas e extremas variações climáticas desta região. Os bons vinhos da região da Ribera Del Duero são complexos, bem estruturados, tem uma cor intensa, são equilibrados na sua relação açúcar-acidez, aromas e sabores de frutas vermelhas com o predomínio das cerejas e ameixas. Sua classificação em relação ao tempo de permanência em barricas de carvalho:

1) Joven Roble: de três a seis meses e logo liberados para o consumo;

2) Crianza: maturados durante dois anos, com o mínimo de 12 meses em barricas;

3) Reserva: maturados durante três anos com, no mínimo, 12 meses em barricas, engarrafados e mantidos em adegas por 24 meses antes de serem liberados para o consumo;

4) Gran Reserva: elaborados somente em anos de colheitas excepcionais, maturados durante 60 meses, sendo 24 em barricas.

Descubra um Ribera Del Duero elaborado com 100% de uva Tempranillo e desfrute de um bom final de semana.

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: