Rillette de salmão

Rillette de salmão

Quando pronto para ser apreciado, a sua aparência e apresentação lembram um patê em textura, mas, na preparação dos Rillettes, as carnes de aves, de porco e de coelho são previamente cozidas em gordura e, a seguir, grosseiramente desfiadas. A sua conservação se dá na mesma gordura do cozimento. O Rillettes de peixe, por sua vez, é preparado no vapor ou no caldo de ervas aromáticas ou, ainda, grelhado ou assado e unido aos outros ingredientes pela liga formada pela manteiga ou azeite de oliva. Quando utilizamos o salmão fresco, incorporamos uma pequena porção de salmão defumado.

ETAPA 1: Em uma vasilha, delicadamente, com o auxílio de um garfo, misture e incorpore 2 filés de salmão fresco de 250 grs. sem a pele e espinhas cozidos em um caldo aromatizado com ervas e especiarias ou, ainda, assados ou grelhados e, previamente desfiados; 100 grs. de salmão defumado; 4 colheres sopa de azeite de oliva; 1 colher sopa de pasta de mostarda; 1 xícara chá de pepinos em conserva picadinhos; 2 colheres sopa (cada) de caldo de limão siciliano e salsinha picadinha.

ETAPA 2: Cubra a vasilha com um filme alimentar e coloque na geladeira por cerca de 2 horas.

FINALIZANDO: Distribua o Rillettes de Salmão, em porções, sobre 2 xícaras chá de manga madura, firme e picadinha. Aprecie com uma salada de folhas de rúcula e torradinhas de pão. Um espumante rosé seco, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: