Rillettes de Salmão e Romã

Rillettes de Salmão e Romã

Aperitivo para ser apreciado nas noites quentes de verão, a Rillettes, quando finalizada, tem a aparência e a apresentação que nos lembram um patê, mas a sua elaboração e a sua textura são diferentes. Duas maneiras tradicionais são utilizadas na preparação, de acordo com os ingredientes escolhidos. Carnes de aves, suínos, coelhos são previamente cozidas em gordura de pato ou porco e, em seguida, grosseiramente desfiadas e conservadas na mesma gordura do cozimento. Rillettes de peixes e crustáceos são preferencialmente preparados no vapor ou caldo de ervas aromáticas, mas, igualmente, podem ser assados ou grelhados, desfiados e unidos aos outros ingredientes através de uma liga formada pela união da manteiga e azeite.
 

O SALMÃO

2 filés de salmão frescos de 250 gramas cada, sem a pele e espinhas, cozidos em um caldo ou vapor de ervas aromáticas e, a seguir, desfiados, grosseiramente, com o auxílio de um garfo.

FINALIZANDO

Em uma vasilha, misture e incorpore 100 gramas de manteiga amolecida; 4 colheres de sopa de azeite de oliva; 1 colher de sopa de pasta de mostarda forte; 1 xícara de chá de picles de pepinos picadinhos; 2 colheres de sopa de suco de limão Taiti.  Incorpore, cuidadosamente, o salmão desfiado juntamente com 2 colheres de sopa de salsinha fresca picadinha e corrija o sal. Cubra com um filme e reserve no refrigerador por 2 horas antes de ser apreciado.

APRECIANDO

Distribua a Rillettes de Salmão em 4 pratos resfriados e complemente com folhinhas de alface e sementes de romã. Um vinho rosé, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit! 

 

Compartilhar: