Robalo ao vinagrete de mostarda de dijon

Robalo ao vinagrete de mostarda de dijon

Um peixe nobre de carne firme para ser apreciado em uma cama de erva-doce fresca, cebolas e um vinagrete de mostarda amarela tipo Dijon. Inicialmente, preparamos um caldo de vegetais onde iremos mergulhar as postas de robalo, preparar um vinagrete de mostarda e apreciar à temperatura ambiente.

O caldo de erva doce e cebolas:
1 litro de água
1 bulbo de erva-doce fresca aparado em lâminas
1 cebola roxa aparada em lâminas

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura. Retire a panela do fogo, escorra os vegetais e reserve, bem como o caldo.

O robalo:
8 postas de filé de robalo de 100 gramas cada

O caldo dos vegetais:
Mergulhe os filés de robalo no caldo e leve ao fogo baixo até começar a borbulhar. Retire os filés e reserve cobertos com uma folha de papel manteiga. 

O vinagrete de mostarda:
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
1 colher de chá de mostarda amarela tipo Dijon
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino

Apreciando:
Coloque os vegetais em 4 pratos com 2 postas do robalo no centro. Distribua o vinagrete sobre as postas e finalize com cebolinha verde, pimenta do reino, sal e azeite de oliva. Uma taça de vinho ou de cerveja artesanal, para serem apreciados com moderação, seria uma ótima escolha.

O vinho: 
Recomendo um Sauvignon Blanc jovem, de clima frio, rico em minerais, cítrico e herbáceo, da Nova Zelândia. Outra opção é um refrescante e aromático Sauvignon Blanc do Sul da Argentina, do Chile ou do Brasil e, para aqueles que estão à procura de uma novidade da mesma variedade de uva, no estado de São Paulo, encontramos um Sauvignon Blanc originado no Espírito Santo do Pinhal, na Serra da Mantiqueira.

A cerveja: 
Nada melhor do que uma IPA de estilo leve, refrescante e cítrica. 
 
Bon appétit!

Compartilhar: