A ROMÃ, O NATAL  E O ANO NOVO

A ROMÃ, O NATAL E O ANO NOVO


Sorte, prosperidade e fortuna. É o que todos desejamos quando celebramos mais um Natal e o início de mais um ano. Nesta ocasião, segundo uma arraigada crença popular, ao consumirmos as sementinhas vermelhas ou amarelas da romã, nossos anseios e esperanças se transformariam em pura realidade. Sempre é bom renovarmos nossa fé e nossas esperanças a cada ano de vida, quando as crenças, os costumes e as tradições que fazem parte de nosso cotidiano são relembradas.

A espessa casca vermelha da romã, uma vez removida, revela em seu interior um abundante número de sementes, doces e ácidas ao mesmo tempo. Uma técnica para removê-las com facilidade pode ser realizada em quatro etapas:

1) Role a romã sobre uma superfície firme apertando com a palma de sua mão até sentir que a dureza da casca lenhosa cedeu.

2) Com o auxílio de uma faca, abra uma fresta na casca, mergulhe a romã em uma vasilha com água e abra a fruta ao meio com o auxílio dos dedos, para evitar que as sementes se espalhem por todos os lados.

3) Retire as duas partes da água, coloque com a polpa virada para baixo em uma superfície firme e bata com o auxílio da palma da mão.

4) Retorne as metades à vasilha com a água e, com os dedos, libere as sementes que descem ao fundo e as partículas brancas flutuam. As sementes estão livres e prontas para serem apreciadas.

Molho de romãs básico
Em uma vasilha, coloque uma xícara de chá de sementes de romã e outra de suco de laranja fresco. Adicione 1 colher de sopa de açúcar refinado, um toque de sal e pimenta do reino moída na hora. Reserve no refrigerador por, no mínimo, duas horas. Aprecie como acompanhamento de saladas, aves e peixes grelhados e regados com azeite de oliva extravirgem. A adstringência do molho harmoniza muito bem com um lombo de porco assado ou com uma bistequinha grelhada. Para complementar, uma taça de um jovem Sauvignon Blanc ou Riesling. Bon appétit! 

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: