
Salada de Lagosta e Mostarda
A textura firme e o sabor levemente adocicado da lagosta contrasta de maneira harmoniosa com um molho picante e ao mesmo tempo pungente, elaborado com mostarda e ervas aromáticas, para ser apreciada, como sugestão de um prato elegante e requintado, com flores orgânicas comestíveis, como a capuchinha e a calêndula, folhinhas verdes, tomatinhos cereja, finalizando com um toque de páprica doce ou, melhor ainda, picante.
A LAGOSTA
Divida, com o auxílio de uma tesoura de cozinha, 2 caudas de lagosta inteiras, com a carapaça, de aproximadamente 300 gramas cada. Coloque-as, a seguir, em uma panela com 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco e 1 colher de chá de sal grosso; cubra com água e leve ao fogo baixo até levantar fervura. Retire imediatamente as caudas da panela, bem como a carne da lagosta da carapaça e reserve.
O MOLHO DE MOSTARDA
Misture 250 gramas de maionese comercial com 200 gramas de condimento de mostarda amarela fortemente picante, 1 colher de sobremesa rasa cada de tomilho e de salsinha picadinha e 1 colher de chá de páprica doce.
O VINHO
Pinot Grigio/ Pinot Gris jovem seria uma excelente escolha quando utilizamos a mostarda e o tomilho fresco como os elementos-ponte picantes e pungentes, que contrastam com a textura firme e o leve sabor adocicado da lagosta. Bon appétit!