Salmão à La Niçoise

Salmão à La Niçoise

Azeitonas, azeites, alcaparras e anchovas preparados “à la niçoise”, com seus ingredientes simples, refletindo nos aromas e nos sabores a mesma luz e o mesmo calor do sol que impregnam as ervas aromáticas que se espalham pelos campos da Provence. Vamos lá para a nossa cozinha, carregando conosco as memórias que nos levam a Van Gogh, Matisse, Chagal e Picasso. O mar Mediterrâneo, que banha as praias de Nice, autêntica cidade provençal, deu origem à uma cozinha que carrega em si a tipicidade “à la niçoise”.

O MOLHO
Adicione em uma frigideira 2 colheres de sopa de azeite; 4 tomates rasteiros sem pele e sementes picadinhos; 6 filés de anchovas em conserva; 8 azeitonas verdes e 8 pretas tipo Kalamata, sem o caroço e picadinhas; 1 colher de sopa de alcaparras dessalgada. Leve ao fogo para dourar ligeiramente. 

O SALMÃO
Doure 4 lombos de salmão, sem a pele e a parte escura, em uma frigideira ou forno em uma mistura de 2 colheres de sopa (cada) de azeite de oliva e manteiga. Mantenha aquecidos.

FINALIZANDO E APRECIANDO
Distribua o salmão em 4 pratos ligeiramente aquecidos e, sobre eles, o molho “à la niçoise”, cebolinha verde e folhas de basílico picadinhas. Um refrescante Rosé de Provence, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: