Schiacciata com azeitonas e alecrim

Schiacciata com azeitonas e alecrim

Na Itália central, ao tempo da colheita das uvas viníferas, faz parte da tradição a elaboração da “Schiacciata con uva”. A palavra Schiacciata é derivada do verbo italiano “schiacciare” (espremer com a ponta dos dedos) e se refere à maneira de abrir a massa levedada e, ao mesmo tempo, amassá-la em uma assadeira com a ponta dos dedos. 

A Schiacciata é um sinal de que a colheita das uvas está se iniciando e tem suas raízes infiltradas principalmente na região de Chianti, na Toscana. Fugindo da tradição toscana de utilizar as uvas viníferas, faremos uma Schiacciata com azeitonas e alecrim. 
Prepare uma massa levedada com 300 mililitros de água, 15 gramas de fermento biológico, 500 gramas de farinha de trigo e 10 gramas de sal. Deixe repousar em uma tigela funda até dobrar de volume. Em uma assadeira de 5 por 30 e por 40 centímetros, coloque 150 ml de azeite de oliva, despeje a massa no centro e esparrame por toda a assadeira comprimindo com as pontas dos dedos, ou seja, schiacciando em toda a extensão.


A massa esparrama com facilidade, preenche toda a assadeira, inclusive as bordas, e não encolhe quando assada no forno. Distribua 250 gramas de azeitonas pretas picadas pela superfície e uma generosa quantidade de  folhas de alecrim. Leve ao forno a 230 graus centígrados durante 30 minutos.

Ao retirar do forno, note que existe azeite no fundo da assadeira; deixe esfriar a Schiacciata na assadeira e o azeite será totalmente absorvido. Aprecie com uma taça de Sangiovese da região de Chianti. Bon appétit!

Dr. João RobertoFood & Wine Styling and [email protected]  

Compartilhar: