Sopa de brócolis ninja

Sopa de brócolis ninja

Um convite para apreciar uma sopa rica em minerais nas noites frias de inverno vem das flores de brócolis ninja ligeiramente cozidas em um caldo de vegetais e ervas aromáticas. Este caldo, que pode ser congelado, deve ser preparado com antecedência e é um excelente ingrediente, também, para a elaboração de risotos. 

Em uma panela funda, refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Quando ligeiramente dourados, acrescente os brócolis e o caldo de vegetais e deixe cozinhar por 10 minutos. Divida este caldo em 2 partes e bata no liquidificador. Retorne para a panela, adicione o creme de leite e deixe levantar fervura. Distribua a sopa de brócolis em pratos, pulverize com queijo Parmigiano ou queijo mineiro curado ralado. Aprecie, com moderação, com um cálice de vinho do Porto Tawny ou Ruby. Bon appétit! 

A sopa de brócolis ninja: 

• 1 xícara de chá de cebola picadinha
• 4 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite de oliva
• 8 xícaras de chá das flores de brócolis separadas dos tronquinhos
• 4 xícaras de chá de caldo de vegetais
• 1 xícara de chá de creme de leite fresco

Dica extra

Use os legumes utilizados para a elaboração do caldo na composição de uma torta colorida e saborosa.

O caldo de vegetais:

Em uma panela funda, coloque 1 xícara de sopa (cada) de cebolas, erva doce, salsão, alho poró, cenouras, tomates rasteiros maduros sem as sementes aparados em cubos e rodelas. Complete com 4 dentes de alho, 4 folhas de louro e ramos de salsa e de manjerona. Cubra com água e leve ao fogo brando até borbulhar levemente. Mantenha a panela no fogo por 30 minutos, cuidando para não levantar fervura alta. Este último passo é importante para que o caldo mantenha o frescor dos vegetais e das ervas. Se necessário, pingue água. Coe e reserve o caldo. 

Compartilhar: