Sopa picante de abóbora com leite de coco, camarão e frango

Sopa picante de abóbora com leite de coco, camarão e frango

O poder e o encanto exercidos pelas especiarias asiáticas sobre o ser humano é tão grande que este foi o principal objetivo das expedições dos navegadores Cristóvão Colombo e Vasco da Gama, sem nos esquecer do italiano de Veneza Marco Polo. Os portugueses, por sua vez, não se deram por satisfeitos com as descobertas dos dois navegadores e se aventuraram pelas Ilhas das Especiairias, sendo Indonésia e Java as principais. Estas raízes facilitaram a implantação da “Culinária Fusion”, que teve início na Espanha e chegou até nós. Qual é o seu futuro? Veio para ficar ou é simples modismo?Essa influência é grande na apresentação dos pratos, na consistência e na textura dos alimentos e na inclusão de novos aromas e sabores à culinária ocidental. Ela veio para ficar e já deixou de ser modismo para ser definitiva.

Caldo Básico
Em uma panela, coloque dois litros de água, um peito de frango inteiro sem pele, uma xícara de chá (de cada) de salsão, alho poró e erva doce, três dentes de alho e três colheres de sopa de vinagre de vinho branco. Leve ao fogo brando sem deixar levantar fervura. Quando o peito estiver bem cozido, desfie com o auxílio de um garfo e a ponta de uma faca, coe o caldo e reserve.

Ingredientes
1 cebola roxa média em rodelas
3 xícaras de chá de abóbora madura cortada em cubos
3 colheres de sopa de óleo de semente de girassol
1 colher de sobremesa cheia de gengibre fresco
2 colheres de sopa da parte branca e macia de capim limão em rodelas bem finas
2 colheres de chá de pimenta vermelha ardida picadinha
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 litro de caldo de frango
½ litro de leite de coco
24 camarões médios com as cascas e cabeças

O peito de frango desfiado
Em uma panela, refogue a cebola e a abóbora. Quando começar a fritar, adicione o gengibre, o vinagre de vinho branco, a pimenta vermelha, o capim limão e o caldo de frango. Assim que a abóbora estiver macia, adicione o leite de coco e os camarões. Ao ameçar levantar fervura, retire do fogo, acrescente o peito de frango, corrija o sal, pulverize com salsinha, cebolinha e, como opção, coentro e pimenta fresca. Bon Appétit! 

Compartilhar: