
Stinco de cordeiro
Uma das partes mais saborosas do cordeiro, para ser apreciada quando cozida lentamente em uma cama de vegetais e ervas aromáticas, o stinco, na língua italiana, é aquela parte logo abaixo do pernil traseiro, medindo aproximadamente de dez centímetros. Na linguagem culinária, é conhecido como Jarret d’agneau, em francês, Stinco d’agnello, em italiano, e Canela de cordeiro, em português.
NGREDIENTES:
12 stincos de cordeiro / 8 colheres de sopa de óleo de sementes de girassol / 2 xícaras de chá cada de cebola e tomates maduros picados / 2 xícaras de chá cada de salsão, alho poró e erva doce picados / 1 colher de sopa de pimenta vermelha picada / 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado / 1 colher de chá de sal / 1 colher de sobremesa de açúcar cristal / 1 colher de sobremesa cada de tomilho e alecrim picados /
8 folhas de louro / 1 xícara de água / 2 xícaras de chá de vinho branco seco / 8 colheres de azeite de oliva
PREPARO
Em uma assadeira pesada, acomode os stincos e o óleo de girassol e leve ao forno para dourar de ambos os lados. Quando dourados, retire o excesso de gordura residual da assadeira. Distribua todos os outros ingredientes sobre os stincos, cubra com duas folhas de papel manteiga molhado e lacre a assadeira com uma folha de papel alumínio resistente. Asse por, aproximadamente, três horas em temperatura que não exceda 180 graus centígrados. Aprecie sobre uma cama de massa ou polenta mole e uma taça de Chianti ou Pinot Noir. Bom appétit!