
Tarte à L’oignon
Algumas cebolas brancas, fatias de bacon, um punhado de açúcar, vinagre, sal, tomilho, massa de torta — de preferência a pate brisée—, é tudo o que necessitamos para elaborar uma original Tarte à l’Oignon.
Primeiro passo: preparo inicial das cebolas:
- 1 kg de cebolas brancas, cerca de cinco cebolas cortadas em anéis de 0,5 cm
- 3 litros de água fria
- 4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
- 1 colher de sopa rasa de sal
- 1 colher de sopa bem cheia de açúcar cristal
Separe as cebolas em anéis e coloque, com todos os outros ingredientes, em uma panela de aço inox ou em uma tigela de vidro. Após uma hora, escorra para que as cebolas fiquem bem drenadas da água.
Segundo passo: cozinhando as cebolas com o bacon
Em uma frigideira, frite ligeiramente quatro fatias de bacon e reserve. Na gordura obtida, coloque as cebolas, três colheres de sopa de vinagre de vinho branco, 1 colher de chá rasa de sal e 1 colher de sopa de açúcar cristal. Cozinhe as cebolas em fogo baixo até ficarem transparentes, mas não deixe fritar. Escorra em um escorredor para massas. Reserve.
Terceiro passo: finalizando
Distribua as fatias de bacon picadinhas no fundo da massa, as cebolas escorridas e algumas folhas de tomilho. Leve ao forno quente a 180 graus por aproximadamente 45 minutos. Pulverize com mais algumas folhinhas de tomilho e aprecie a Tarte à l’Oignon quente ou fria, acompanhada de uma taça de vinho Riesling. Bon appétit!