Terrine de salmão fresco, defumado e pistache

Terrine de salmão fresco, defumado e pistache

O nome terrine deriva dos diferentes formatos de vasilhames utilizados em nossas cozinhas no preparo dos mais variados tipos de aves, peixes, crustáceos vegetais, frutas e assim por diante. O seu formato mais comum é de uma forma retangular de bordas altas confeccionada em diferentes comprimentos e tipos de materiais. A nossa escolha é uma terrine, com tampa, de vidro refratário de 15 X 6 cms. 

A TERRINE: 
INGREDIENTES: 500 grs. de lombo de salmão fresco sem a pele, a parte escura descartada e aparado em cubos; 2 ovos; 1 xícara de chá de creme de leite fresco; 1 colher de sopa de pistache ligeiramente tostado e moído grosseiramente; lâminas de salmão defumado. 

O PREPARO: Em um processador, coloque o salmão, os ovos ligeiramente batidos, o creme de leite, bata até obter um creme espesso e corrija o sal. Divida este creme em partes iguais, em 3 vasilhas. Na terrine, untada com manteiga, coloque a primeira camada do creme no fundo, cubra com as lâminas de salmão defumado, pulverize com o pistache. Repita o mesmo procedimento com a segunda camada. Finalize a terceira camada com o creme de salmão. Cubra com uma folha de papel manteiga e, sobre ela, uma de alumínio bem apertada, cobrindo 2/3 das bordas da terrine. Coloque a tampa, leve ao forno a 180 graus em banho-maria por cerca de 45 minutos. Teste com um estilete. 

FINALIZADO A TERRINE: Retire a terrine do forno e do banho-maria, coloque-a em uma travessa. Note que o conteúdo da terrine ficou estufado, mas o ideal é que a terrine fique bem compactada. Imediatamente inverta a tampa sobre a terrine. Coloque uma prancha de cortar vegetais ou carne sobre a tampa da terrine, comprima com o peso das mãos durante alguns minutos e, a seguir, coloque por cima um peso, que pode ser uma embalagem de arroz, feijão ou sal de um quilo. Quando totalmente fria, desenforme. Cubra com um filme e reserve no refrigerador por no mínimo de seis horas antes de apreciar. Um molho à base de mostarda, um espumante seco rosé, apreciado com moderação, seriam bem-vindos. Bon appétit!
 

Compartilhar: