TOKAJI ASZÚ 2

TOKAJI ASZÚ 2

As uvas Furmint, de maturação tardia, casca fina, delicada e adstringente; a aromática Hárslevelu, rica em açúcares, e a perfumada Sárgamuskotály são as três principais variedades de uvas brancas aprovadas oficialmente para a elaboração dos vinhos Tokaji Aszú, após serem atacadas pelo fenômeno da “botrytização”, que ocorre anualmente em outubro. Na presença de um alto nível de umidade e névoa, estas uvas tem as cascas rompidas naturalmente pelo fungo “Botrytis cinerea”. Na ocasião, os ácidos orgânicos naturais são consumidos juntamente com a água da polpa, restando somente os açúcares. Neste estágio, as uvas totalmente desidratadas recebem o nome de Aszú e estão prontas para serem colhidas e colocadas nos containers de madeira com capacidade para 25 quilos que são os “puttonyos”. 

O procedimento seguinte é superinteressante e criativo: as uvas colhidas são colocadas em barricas com capacidade de 136 litros com números variados de “puttonyos” — de 1 até 6  — que, após a maceração, são completados com vinho natural, sendo que cada “puttonyo” adicionado conta um ponto, até o máximo de seis. Este número é estampado nos rótulos dos vinhos quando engarrafados, indicando, de maneira indireta, a quantidade de açúcares presentes em cada garrafa. 

Quando a Aszú é fermentada pura, sem qualquer adição de vinho, dizemos que foram utilizados sete “puttonyos”, originando o Tokaji que recebe o nome de Aszú Ecsenzia, com um nível de açúcar acima de 180 gramas por litro. O considerado baixo teor alcoólico destes vinhos, ao redor de 11,5%, deve-se ao fato de que o açúcar residual que permanece na uva é do tipo não fermentável. O Ecsenzia é um vinho doce natural, produzido com um mínimo de fermentação e, consequentemente, com baixo teor alcoólico, alto nível de açúcar, além de um puro, raro e altamente cobiçado néctar. Cada pequena garrafa do Tokaji Aszú guarda dentro de si a história de um povo heroico imortalizada nas peças musicais folclóricas de seus compositores nativos Béla Bartók e Zóltan Kodály, juntamente com seus incríveis aromas, sua doçura sensual e, ao mesmo tempo, intrigante. Um bom final de semana para todos nós. 

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: