
Torta de amêndoas e maçãs
A PASTA DE AMÊNDOAS
Em uma vasilha funda com um batedor manual, bata ligeiramente 150 gramas de açúcar demerara com 2 ovos inteiros e mais 1 gema. Incorpore a seguir 300 gramas de amêndoas moídas, 100 gramas de manteiga amolecida, 1 colher de chá de essência de baunilha e de amêndoas. Reserve no refrigerador por uma hora.
AS MAÇÃS
Neste intervalo de tempo, descasque e apare 6 maçãs Fuji em 8 gomos no sentido do comprimento e reserve em uma tigela com o caldo de 2 limões Taiti. Em uma frigideira, coloque 1 colher de sopa (cada) de açúcar e manteiga, as maçãs com o caldo do limão e 1 colher de café de essência de baunilha. Leve ao fogo até borbulhar e caramelizar ligeiramente. Retire as maçãs juntamente com o caldo caramelizado da frigideira e reserve.
FINALIZANDO:
Abra a massa de sua preferência em uma fôrma refratária de 24 cm x 3 cm de diâmetro e, delicadamente, esparrame a pasta de amêndoas na superfície; escorra e acomode os gomos das maçãs sobre as amêndoas em fôrma concêntrica. Distribua o caldo restante sobre as maçãs. Coloque a torta no forno pré-aquecido a 200 graus, girando a 45 graus a cada 8 minutos, totalizando 4 voltas. Quando a superfície estiver dourada, distribua sobre a torta uma calda de maracujá espessa, sem as sementes e pedacinhos de manteiga. Pulverize com o açúcar e mantenha no forno a 180 graus por mais 15 minutos girando a torta até 4 vezes. Aprecie a torta de maçãs e amêndoas ligeiramente aquecida com uma bola de sorvete de creme e calda de maracujá. Bon appétit!
Observação: se o seu forno é elétrico e turbo, não há necessidade de girar a fôrma da torta, mas nada substitui uma atenção redobrada quando se assa uma torta!