Torta de Carambola

Torta de Carambola

Em meu passeio matinal, fui até o Mercado Municipal e, sorrindo para mim, estavam a minha espera umas belíssimas carambolas que aguçaram os sentidos. Minha mente fugiu rapidamente para minha cozinha e me perguntou: “Que tal uma Torta de Carambola?”. Não hesitei e aqui ela está, para apreciarmos com um chá quentinho, nessas noites frias que já antecipam um inverno rigoroso.

A CARAMBOLA

Escolha 15 carambolas pequenas, maduras, sem manchas e com casca brilhante. Retire e descarte delicadamente as nervuras situadas nos ângulos e apare as carambolas em lâminas finas. Prepare uma calda grossa com açúcar e adicione as lâminas das carambolas. Quando do início da fervura, adicione 2 colheres de sopa de rum. Cozinhe, pingando água, se necessário, até as carambolas adquirirem uma cor e textura levemente caramelizadas. Escorra em uma tigela, reservando a calda e as carambolas separadamente.

FINALIZANDO

Bata vigorosamente 125 gramas de açúcar com 125 gramas de manteiga amolecida e 1 colher de chá de raspinha de casca de limão Taiti. Adicione 3 ovos inteiros um a um, batendo sempre até obter um creme homogêneo. Adicione aos poucos, intercalando com 250 ml de leite, 200 gramas de farinha de trigo e 50 gramas de amido de milho peneirados com 1 colher de sopa de fermento químico em pó e 1 pitada de sal. Forre o fundo e os lados de uma assadeira de abrir dos lados com papel manteiga, besunte generosamente com manteiga e pulverize com farinha de rosca. Coloque a massa da torta na assadeira e distribua harmoniosamente as carambolas cozidas sobre ela. Leve ao forno a 230 graus por 15 minutos. Reduza a temperatura para 180 graus e asse por mais 45 minutos. Engrosse a calda obtida com amido de milho, adicione mais 1 colher de sopa de rum e espalhe enquanto ainda bem quente sobre a torta. Aprecie a Torta de Carambola ligeiramente aquecida com o chá de sua escolha. Bon appétit! 

Compartilhar: