Torta de figos e maracujá

Torta de figos e maracujá

OS FIGOS FRESCOS: Escolha figos frescos maduros e firmes para a elaboração desta torta, que serão assados sobre uma pasta de amêndoas e finalizados com uma calda de maracujá frescos.

A PASTA DE AMÊNDOAS: Em uma vasilha funda com um batedor manual, bata, ligeiramente, 150 gramas de açúcar demerara com 2 ovos inteiros e mais 1 gema. Incorpore, a seguir, 300 gramas de amêndoas moídas, 100 gramas de manteiga amolecida, 1 colher de chá de essência de baunilha e de amêndoas. Reserve no refrigerador por uma hora.

A CALDA DE MARACUJÁ:  Em uma panelinha, coloque 1 e ½ xícara de chá de açúcar Doçúcar com 1 xícara de chá de água, sem mexer. Observe até iniciar a caramelização e, imediatamente, adicione a polpa de 4 maracujás maduros, pesados e casca ligeiramente enrugada. Mantenha em fogo baixo mexendo sempre até a sementes ficarem totalmente soltas da polpa. Teste a calda e, se necessário adicione um pouco mais de açúcar. Passe a calda por uma peneira enquanto bem quente, espremendo as sementes com 1 colher até ficarem totalmente livres da polpa residual. Não se esqueça de raspar, ao mesmo tempo, o lado de fora da peneira onde se acumula a pectina da polpa. Descarte as sementes e reserve a calda.

FINALIZANDO: Abra a massa de sua preferência em uma forma refratária de 24 cm x 3 cm e, delicadamente, esparrame a pasta de amêndoas na superfície. Apare as pontas de 6 figos frescos e maduros, divida-os em quatro partes ao longo do comprimento e distribua-os com os cabinhos virados para cima sobre a superfície da pasta de amêndoas em forma circular. Coloque a torta sobre uma assadeira rasa e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus, girando a 45 graus a cada oito minutos, totalizando quatro voltas. Quando a superfície estiver dourada, distribua sobre a torta a calda de maracujá e pedacinhos de manteiga. Pulverize com açúcar granulado e mantenha no forno a 180 graus por mais 15 minutos, girando a torta até quatro vezes.  Aprecie a torta de figos frescos e maracujá ligeiramente aquecida com uma bola de sorvete de creme e calda adicional de maracujá. Um Jerez, apreciado com moderação, enriqueceria os aromas e os sabores que se desprendem da torta. Bon appétit!

Compartilhar: