Torta de figos frescos amêndoas

Torta de figos frescos amêndoas

A PASTA DE AMÊNDOAS
Em uma vasilha funda com um batedor manual, bata ligeiramente 150 gramas de açúcar demerara com 2 ovos inteiros e mais 1 gema. Incorpore a seguir 300 gramas de amêndoas moídas, 100 gramas de manteiga amolecida, 1 colher de chá de essência de baunilha e de amêndoas. Reserve no refrigerador por uma hora.

FINALIZANDO:
Abra a massa de sua preferência em uma fôrma refratária de 24 cm x 3 cm e, delicadamente, esparrame a pasta de amêndoas na superfície. Apare as pontas de 6 figos frescos e maduros, divida-os em quatro partes ao longo do comprimento e distribua sobre a superfície da pasta de amêndoas em forma circular. Coloque a torta no forno pré-aquecido a 200 graus, girando a 45 graus a cada oito minutos, totalizando quatro voltas. Quando a superfície estiver dourada, distribua sobre a torta uma calda de maracujá espessa sem sementes e pedacinhos de manteiga. Pulverize com açúcar granulado e mantenha no forno a 180 graus por mais 10 minutos girando a torta até quatro vezes.  Aprecie a torta de figos frescos e amêndoas ligeiramente aquecida com uma bola de sorvete de creme e calda de maracujá. Um Jerez, apreciado com moderação, enriqueceria os aromas e os sabores que se desprendem da torta. Bon appétit!

Observação: se o seu forno é elétrico e turbo, não há necessidade de girar a fôrma da torta, mas nada substitui uma atenção redobrada quando se assa uma torta!

Compartilhar: