Torta de frutas frescas: framboesas, groselhas e mirtilos

Torta de frutas frescas: framboesas, groselhas e mirtilos

O visual, a delicada textura e os sabores desta torta elaborada com três frutas frescas surpreendem quando, na sua confecção, utilizamos uma crosta com uma massa superfina e leve, como a “Pâte Sucrée”, e um creme igualmente leve, delicado e sedoso, como o “Crème Anglaise”. A elegância, a delicadeza e a finesse desta torta está na preservação das características individuais de cada fruta.


Coloque no processador a farinha de trigo, a manteiga gelada, o açúcar e o sal. Processe durante um minuto até formar uma farófia, mesmo que farofa. Adicione o ovo e a água, processando até incorporar todos os elementos. Coloque esta massa em uma superfície levemente enfarinhada, trabalhando com as pontas dos dedos para formar uma bola. Envolva em um filme de polietileno e deixe descansar na geladeira de uma até 24 horas. Antes de utilizá-la, abra a massa bem fina, coloque em uma assadeira redonda e baixa de fundo removível, apare as bordas, picote levemente o fundo com as pontas de um garfo, cubra com folha de alumínio, distribua feijões por cima na altura da fôrma e asse cuidadosamente em forno em alta temperatura por alguns minutos. Retire a folha de alumínio e os feijões somente depois de bem fria. Mas não remova a massa da fôrma.
Leve o creme com o açúcar ao fogo brando até dissolver. Em uma tigela, bata as gemas, adicione um pouco do creme morno, misture bem e volte para a panela, sempre em fogo baixo. Mexendo sempre, não deixe levantar fervura. Retire a panela da chama quantas vezes forem necessárias. Quando frio, distribua o creme sobre a “Pâte Sucrée” e guarde na geladeira. Antes de servir, distribua harmoniosamente três tipos de frutas frescas geladas de sua escolha sobre a torta e retire da fôrma. Bon appétit!

Compartilhar: