Torta de frutas secas

Torta de frutas secas

A cada dia que passa, as frutas secas estão marcando a crescente presença em nossas cozinhas no preparo de todos os tipos de novas criações culinárias e aquelas regionais já consagradas e herdadas de nossos ancestrais. A nossa escolha para serem incorporadas às festividades de Natal e Ano Novo é uma torta de frutas secas com damascos, figos e ameixas. 

AS FRUTAS SECAS:  20 damascos, 4 figos e 10 ameixas sem caroço, marinadas em 1 e ½ xícara de chá de suco de laranja, 1 colher de sopa (cada) de suco de limão Taiti, mel de laranjeira, açúcar cristal e 3 colheres de sopa de rum ouro, durante 12 horas.

O CREME DE CONFEITEIRO: Em uma tigela, bata 3 gemas grandes de ovos com 5 colheres de sopa de açúcar refinado até esbranquiçar. Lentamente e, aos poucos, incorpore, mexendo continuadamente, 2 xícaras de chá de leite bem quente. Passe por uma peneira fina para uma panelinha. A seguir adicione 3 colheres de sopa de amido de milho dissolvido em ½ xícara de chá de leite frio e, leve ao fogo brando até ferver e atingir a consistência de um creme. Adicione 1 colher de chá (cada) de essência de baunilha e amêndoas. Transfira para uma vasilha cubra com um filme e deixe esfriar. Quando frio, transfira para uma massa de torta pré-assada de sua escolha.

FINALIZANDO A TORTA: Escorra as frutas e reserve o líquido residual em uma panelinha. Divida os damascos e os figos ao meio no sentido do comprimento. Distribua o creme de confeiteiro sobre a massa da torta e as frutas secas marinadas. Passe o líquido por uma peneira fina e, em uma panelinha, reduza até obter um xarope espesso. Distribua sobre as frutas, com o auxílio de uma colher, enquanto quente.

Um vinho licoroso, branco ou tinto, um espumante meio seco, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: