Torta de limão e amoras

Torta de limão e amoras

A combinação do recheio de creme de limão com os aromas e sabores das amoras, preparadas em calda grossa e distribuídas na superfície da torta já assada, é uma atração que chama a atenção e distrai o nosso olhar.

O RECHEIO DA TORTA: Em uma batedeira, adicione 4 ovos grandes e inteiros com uma xícara de chá de açúcar refinado e bata até dobrar de volume e espumar. Acrescente, a seguir, ½ xícara de chá de suco de limão Taiti; 1 colher de chá (cada) de raspinha da casca do limão e essência de baunilha e reserve. Em uma tigela gelada, bata 1 xícara de chá de creme de leite até atingir o ponto de chantilly e incorpore delicadamente aos ovos batidos. 

A TORTA: Despeje, a seguir, o recheio na crosta pré-assada e fria em uma forma de 24cm x 3cm. Leve ao forno aquecido a 160 graus (forno brando) durante 1 hora e 15 minutos. Deixe a torta esfriar completamente antes de adicionar a calda de amoras ainda quente.

AS AMORAS: Em uma panelinha, de preferência de aço inox, coloque 3 colheres de sopa de açúcar doçúcar com 5 colheres de sopa de água e leve ao fogo até obter uma calda em ponto de fio forte. Adicione, imediatamente, uma embalagem de 400 grs. de amora congelada e deixe descongelar no interior da panela. Quando totalmente descongelada, adicione aos poucos, mexendo sempre uma mistura de água e amido de milho até obter uma calda xaroposa. Retire do fogo e lentamente despeje sobre a torta assada. Um espumante rosé seco, ou um vinho do Porto Ruby, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit! 

Compartilhar: