Tournedos de filet mignon e alho assado ao forno

Tournedos de filet mignon e alho assado ao forno

Uma vez assados no forno, com azeite de oliva e totalmente envolto em uma folha dupla de papel de alumínio, o alho se transforma em uma pasta ligeiramente dourada que nos lembra nozes tostadas e, ao mesmo tempo, o seu ardor característico é substituído por um típico e convidativo sabor adocicado. A casca do alho se solta com extrema facilidade quando assado e está pronto para ser apreciado com os tournedos.

 

O ALHO ASSADO

Escolha de 4 a 6 cabeças de alho de cerca de 60 grs. cada com os dentes bem firmes ao toque. Com uma faca bem afiada e serrilhada, corte e retire o topo da cabeça expondo a superfície dos dentes. Coloque-as sobre 2 folhas duplas de papel alumínio, comprimindo os lados, regue com o azeite de oliva, pulverize com sal e um toque de pimenta do reino. Cuidadosamente, embrulhe o alho de maneira que fiquem bem lacrados. Coloque o pacote em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por no mínimo de 45 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

 

TOURNEDOS DE FILET MIGNON

Divida a parte central de 1 filet mignon em 4 tournedos de 150 gramas cada, besunte ligeiramente com azeite de oliva e doure de ambos os lados em uma frigideira — de preferência de ferro — tipo grelha. Quando já bem dourados de ambos os lados, coloque sobre cada tournedo 1 colher de chá de manteiga, quando derretida, vire os tournedos, deixe por 1 minuto, vire novamente por mais 1 minuto e retire a frigideira do fogo. Coloque os tournedos em uma travessa, cubra parcialmente a superfície dos tournedos com uma folha de papel alumínio por 5 minutos para relaxar as fibras da carne.

 

APRECIANDO

Um vinho de corpo macio, leve e delicado, com presença de frutas vermelhas, baixa acidez e baixo teor alcoólico, para ser apreciado com moderação, como um Pinot Noir da Bourgogne, seria o complemento ideal. Bon appétit!

Compartilhar: