Tournedos de filet mignon e aspargos

Tournedos de filet mignon e aspargos

Um toque Provençal aos Tournedos quando grelhados e apreciado com aspargos e manteiga de erva aromáticas

Os aspargos: tetire a fina película que recobre os aspargos, cozinhe rapidamente no vapor mantendo a sua textura. Imediatamente, mergulhe-os em água gelada. Seque-os e reserve.

Os torunedos: divida a parte central de 1 filet mignon em 4 tournedos de cerca de 300 grs. Besunte-os com azeite de oliva e doure-os em uma frigideira de ferro tipo grelha. Quando bem dourados coloque sobre cada tournedo 1 colher de chá de manteiga. Retire a frigideira do fogo. Coloque os tournedos em 4 pratos aquecidos Cubra-os parcialmente com uma folha de papel alumínio por 5 minutos para relaxar as fibras da carne. Distribua as pontas dos aspargos ao redor.

Finalizando e apreciando: coloque 3 colheres de sopa da manteiga de ervas* bem cheias, em uma frigideira fria, e leve ao fogo alto, girando e inclinando a frigideira até espumar. Quando a espuma “desaparecer” distribuas sobre os tournedos e os aspargos. Um vinho Pinot Noir, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

A manteiga de ervas aromáticas

Em uma tigela, coloque 2 colheres sopa de salsinha fresca, picadinha, 1 colher sopa de tomilho picadinho e 4 dentes de alho passados por um espremedor. Adicione 1 colher de chá de sal. Misture muito bem com um garfo. Deixe esta mistura “chorar” por cerca de 30 minutos, mexendo ocasionalmente. A seguir, adicione e incorpore, até obter uma pasta homogênea, 200g de manteiga à temperatura ambiente. Reserve.

Compartilhar: