Tournedos de Filet Mignon, Pimenta do Reino Verde e Queijo Azul

Tournedos de Filet Mignon, Pimenta do Reino Verde e Queijo Azul

A pimenta do reino verde

Esmague ligeiramente 1 colher de sopa de pimenta do reino verde, coloque em uma panela pequena, adicione 100 ml de vinho branco seco e leve ao fogo brando até metade do vinho evaporar. Retire as pimentas e reserve. Acrescente a seguir 250 ml de creme de leite fresco, reduza o volume para 3/4, retire a panela do fogo e reserve.

Tournedos de Filet Mignon

Divida a parte central de 1 filet mignon em 4 tournedos de 150 gramas cada, besunte ligeiramente com azeite de oliva e doure de ambos os lados em uma frigideira — de preferência de ferro, tipo grelha. Quando já bem dourados de ambos os lados, coloque sobre cada tournedos 1 colher de chá de manteiga, quando derretida, vire os tournedos, deixe por 1 minuto, vire novamente por mais 1 minuto e retire a frigideira do forno. Coloque os tournedos em uma travessa, cubra parcialmente com uma frigideira invertida por 5 minutos para relaxar as fibras da carne.

O molho de pimenta e queijo azul

Leve ao fogo baixo a redução do creme, deixe levantar fervura, acrescente 150 gramas de queijo azul — tipo Gorgonzola ou Roquefort — ligeiramente esfarelados com os dedos e incorpore rapidamente ao creme. Distribua uma parte do molho em 4 pratos, coloque os tournedos e finalize com o restante do molho sobre os mesmos. Distribua as pimentas sobre o molho e os tournedos, bem como o queijo azul esfarelado. Um vinho de corpo macio, leve e delicado, com presença de frutas vermelhas, baixa acidez e baixo teor alcoólico, para ser apreciado com moderação, como um Pinot Noir da Bourgogne, seria o complemento ideal. Bon appétit!

Compartilhar: