Trebbiano

Trebbiano

A variedade vinífera branca mais cultivada ao redor do mundo é a Trebbiano, conhecida na França pelo nome de Ugni Blanc. A origem da Trebbiano seria a região de Abruzzo, na Itália, onde o vinho branco mais conhecido é o Trebbiano D’Abruzzo.

A uva branca Trebbiano ocupa um lugar de destaque na viticultura brasileira, visto que esta foi a primeira variedade vinífera a ser cultivada em larga escala na região Sul do Brasil, sendo ela a responsável pela produção da grande maioria de nossos vinhos brancos mais simples e dos espumantes.

Na Itália, a Trebbiano é a principal uva utilizada na produção de um famoso vinho branco seco, o Orvieto, “O vinho dos Papas”, elaborado em Orvieto, cidade medieval situada na região da Umbria. O Orvieto é o vinho branco seco preferido dos habitantes e visitantes da cidade de Roma, onde “Orvieto” é sinônimo de vinho branco.

Quando a Trebbiano de Orvieto é associada a outra variedade branca, a Grechetto Bianco desidratada pelo fungo Botrytis, o vinho resultante é o Orvieto Abbocatto, um típico vinho de sobremesa, meio seco e levemente adocicado, carregado com um intenso aroma e sabor de pêssegos maduros. O acessível Orvieto Abbocatto forma um par perfeito com o Tiramisu, mais famosa sobremesa da Itália.

Os vinhos brancos secos — espumantes ou não — elaborados com a Trebbiano têm um leve tom amarelo palha, aroma e sabor cítricos, com predomínio de maças verdes e uma alta acidez. Sua vida média é curta e, por isso, devem ser consumidos ainda jovens quando a sua cor límpida e transparente, impregnando o nosso paladar com uma sensação de agradável e persistente frescor.

Técnicas modernas aplicadas no controle da produção excessiva de cachos da uva Trebbiano, logo após o período de floração, têm colocado esta variedade em posição de destaque entre os bons vinhos brancos acessíveis para a nossa apreciação e consumo. Na França, a Ugni Branc/Treb-
biano tem um importante lugar na produção de dois de seus destilados mais conhecidos, que são o Cognac e o Armagnac.

Neste final de semana, aprecie uma taça de vinho branco Trebbiano seco com um filé de peixe ligeiramente grelhado, finalizado com um toque de limão siciliano e azeite de oliva extravirgem. Complemente seu jantar com uma taça de Orvieto Abbocatto acompanhado de uma sobremesa utilizando no seu preparo básico uma pequena quantidade de açúcar e cacau amargo. Um bom final de semana para todos nós.

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: