Truta arco-íris com amêndoas

Truta arco-íris com amêndoas

Um peixe de carne e textura delicada que deve ser escolhido com muita cautela e atenção. A minha preferência é pela truta fresca Arco-Íris de água doce, com um peso inferior a 300 gramas. Durante a escolha, observe os seguintes detalhes: inicie pelos olhos que devem ser brilhantes e protuberantes, as guelras igualmente brilhantes e de um vermelho vivo, ausência de qualquer aroma desagradável, pele integra, firme e recoberta por uma substância natural gelatinosa e aderente aos dedos.

Trutas fresca inteiras

O PREPARO DA TRUTA

Escolha 2 trutas frescas já esvisceradas, retire as espinhas lave-as em água corrente, pulverize o seu interior e a pele com sal não muito fino. Forre uma assadeira com folha de alumínio, besunte generosamente o fundo com 2 colheres de sopa (cada) de manteiga e óleo de girassol. Deposite as trutas, espalhe pequenas porções de manteiga sobre a superfície e leve ao forno preaquecido a 230 graus. De tempo em tempo, regue a truta com a manteiga que irá ficando ligeiramente tostada. Tempo aproximado 30 minutos. Retire a assadeira do forno e imediatamente remova as trutas para uma travessa. Reserve a manteiga.

Trutas frescas já esvisceradas

AS AMÊNDOAS

Afervente em uma panelinha 1 xícara de chá de amêndoas até o ponto em que as peles sejam facilmente removidas. Divida as amêndoas ao meio no sentido do comprimento e reserve.

FINALIZANDO

Doure as amêndoas em uma frigideira com 2 colheres cheias de manteiga, adicione o residual da manteiga da frigideira. Finalize com o suco de ½ limão Taiti e despeje imediatamente sobre as trutas. 

Sirva e aprecie com batatas fritas e uma refrescante salada. Um Chardonnay jovem, apreciado com moderação seria um ótimo complemento. Bon appétit!

Compartilhar: