Tutano de boi assado

Tutano de boi assado

Para obter o tutano de boi para ser apreciado assado, solicite ao seu açougueiro serrar a canela do boi em partes de 3 a 4 centímetros de altura. Coloque-as em uma vasilha e cubra com água, adicionando uma colher de sopa de sal grosso para cada dois litros. Conserve em uma geladeira por cerca de 12 horas para “clarear” o tutano. 
Forre o fundo e as bordas de uma forma refratária com uma folha de alumínio e coloque os ossos lado a lado no centro, deixando as bordas com espaço livre. Coloque sal grosso sobre cada um dos tutanos, evitando, assim, que eles transbordem dos ossos durante o período aproximado de 35 minutos de permanência no forno a 230 graus. No espaço livre da forma ao redor dos tutanos, preencha com cebola cortada em rodela finas e cogumelos frescos, um toque de azeite de oliva e alecrim fresco picadinho. Mantenha os tutanos no forno até se soltarem das bordas dos ossos, o que deve demorar mais 10 ou 15 minutos. Retire a forma do forno, raspe a superfície dos tutanos descartando o sal. 
Em uma frigideira, toste, em azeite de oliva, fatias de pão. Coloque-as em um prato, distribuindo sobre elas as cebolas, os cogumelos assados e o tutano retirado do interior do osso, adicione um toque de azeite de oliva, gotinhas de vinagre de vinho branco, pimenta do reino moída na hora e salsinha picadinha. Aprecie enquanto está bem quente. Bom appétit!

Compartilhar: