Tzatziki estilo grego

Tzatziki estilo grego

Sua origem seria o Império Otomano, mas quem o divulgou para todas as cozinhas ao redor do mundo foi o povo grego, que desenvolveu uma receita baseada no iogurte, no pepino e no alho. O denominado Tzatziki estilo grego é o meu preferido, sendo importante seguir o passo a passo que utilizo na minha cozinha durante o preparo. Vamos lá.

Primeiro dia:
Retire as sementes de 2 pepinos japoneses pequenos, fresquinhos e firmes, passe por um ralador e reserve o equivalente a 2 xícaras de chá cheias. Coloque o pepino em uma peneira fina, pulverize e misture delicadamente com uma colher de sopa rasa de sal. Adicione 3 dentes de alho espremidos. Coloque a peneira sobre uma vasilha para coletar o líquido que será drenado, um peso por cima do pepino e reserve no refrigerador.

Segundo dia:
Coloque o pepino drenado sobre uma folha de papel-toalha absorvente, recubra com outra folha e comprima com a palma da mão. Em uma tigela, coloque 2 xícaras de chá de iogurte de consistência firme e drenado de todo o soro, incorpore o pepino e adicione 1 colher de sopa de suco de limão Taiti.  Adicione 2 colheres de sopa cheias de menta fresca ou hortelã novinho picado e um toque de pimenta do reino moída na hora. Refrigere por mais 1 hora, antes de apreciar e enriqueça com um toque de azeite de oliva.

Apreciando o Tzatziki:
Ideal para acompanhar uma costeleta de cordeiro grelhada, crustáceos, aves, saladas ou, simplesmente, como um aperitivo, acompanhado de fatias de pão de azeitonas e ervas aromáticas. Aprecie, com moderação, com um vinho grego elaborado com a uva branca Assyrtiko, da ilha de Santorini. Bon Appétit!

Compartilhar: