Verdejo: A uva e o vinho de Rueda

Verdejo: A uva e o vinho de Rueda

A VERDEJO

A mais enigmática entre todas as uvas brancas da Espanha, a Verdejo é uma varietal nativa da região de Rueda, situada no Noroeste da Espanha. Sua existência tem registros confirmados por centenas de anos, mas somente nos últimos 15 foi descoberta e, desde então, vem encantando os mais exigentes apreciadores de vinhos brancos de qualidade ao redor do mundo.

Atualmente, a Verdejo é considerada a mais importante varietal branca de toda a Espanha. Nativa e teimosa, para que se transformasse nos excelentes vinhos que podemos desfrutar, precisou ser domada com todas as técnicas disponíveis aos produtores.
 

O VINHO

A grande barreira para a vinificação da Verdejo é sua oxidação precoce, que produzia vinhos que se deterioravam rapidamente e se tornavam impróprios para o consumo. No entanto, a persistência e a tenacidade, duas qualidades comuns e importantes quando nos referimos ao cultivo de uvas e sua vinificação, dos vitivinicultores foi altamente recompensada. 

Foi iniciada a colheita noturna, seguida da seleção manual dos cachos e das bagas, da fermentação a frio e da expulsão do oxigênio do interior dos tanques de inox fechados — responsável pela oxidação precoce — e sua substituição por camadas de nitrogênio, um gás inerte. O vinho resultante surpreendeu a todos pela delicadeza, pelo frescor, pelos aromas cítricos, pelos florais e sua mineralidade típica, derivada do solo aluvial recoberto por camadas de cascalhos da região e seu posterior enriquecimento com a subsequente adição de, no máximo, 15% da varietal branca Sauvignon Blanc.

Vinhos de excelente qualidade elaborados com a Verdejo estão  disponíveis em vários países, inclusive entre nós, no Brasil.

Compartilhar: