Verdejo

Verdejo


A Tempranillo e a Garnacha são as variedades de uvas tintas responsáveis pela produção dos melhores vinhos da Espanha. Ao lado delas podemos emparelhar a variedade branca Verdejo, igualmente responsável pela produção dos melhores vinhos brancos.

Inicialmente radicada na região de Rueda, a Verdejo vem gradativamente se espalhando para outras regiões com condições semelhantes de solo e clima. Solo pedregoso, bem drenado, rico em ferro e calcários são elementos que decisivamente influem na qualidade da Verdejo, bem como os dias quentes e ensolarados contrastando com as noites frias. Rueda, que faz parte da região autônoma de Castilla y Léon, oferece todas as condições para a produção do vinho Verdejo, elaborado com as uvas de mesmo nome. Outras regiões, como a de Valdepeñas, seguem Rueda de perto.

Desde que as uvas Verdejo, no tempo de colheita, sejam de excelente qualidade, todos os vinhos resultantes apresentam tipicidade e características bem semelhantes entre si, iniciando por uma cor amarelo-palha com reflexos dourados, aromas cítricos e de maçãs verdes, agradável e equilibrada acidez e um final prolongado e persistente, o que raramente encontramos em vinhos brancos.

Para os apreciadores de vinhos brancos de boa qualidade e, ao mesmo tempo, acessíveis, o Verdejo seria uma excelente escolha para acompanhar peixes magros grelhados com um toque de limão e ervas aromáticas, tapas e muitos outros ricos em especiarias. Um bom final de semana para todos nós.

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: