Verdicchio

Verdicchio

Uma variedade de uva branca pouco conhecida e divulgada entre nós, a Verdicchio  tem seu nome derivado da cor verde brilhante com leves toques de amarelo, quando já madura. A sua origem remonta à região de Marche onde o seu cultivo é amplamente difundido nas regiões de origem controlada de Castelli di Jesi e Matelica e, na Umbria, ambas localizadas na Itália Central.

Os bons vinhos elaborados com a Verdicchio não possuem contato com barricas de carvalho e têm como característica comum a cor amarelo pálida, aroma floral e persistente, uma equilibrada e agradável acidez, cítricos, maçãs verdes, finalizando com um sabor de nozes e ligeiramente amargo. Sua vinificação é dirigida à produção dos vinhos que denominamos de tranquilos e, em menor escala, os espumantes, os vinhos de sobremesa e a original grappa italiana — um destilado produzido com o mosto residual das uvas depois de sua prensagem.

Um vinho branco simples, despretensioso, acessível que pode ser apreciado como aperitivo ao lado de peixes e de outros produtos do mar, como camarões e lagosta, ou uma “sopa de peixes”, elaborada com um caldo básico feito com aparas de peixes, bulbos de erva doce, salsão, alho porró, tomates frescos, cebolas e ervas aromáticas, cozidos em fogo baixo, sem levantar fervura, por não mais de 45 minutos. Uma vez obtido este caldo, ele é filtrado, concentrado e enriquecido com os produtos do mar de nossa escolha.

Aprecie a Zuppa di Pesce, como a denominam os italianos, com fatias de pão tostado e uma taça de Verdicchio Dei Castelli Dei Jesi. Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: