Vichyssoise

Vichyssoise

Uma sopa para ser apreciada fria, apresentada no menu do Ritz Carton Hotel em New York e adaptada pelo Chef de Cuisine Louis Diat que trabalhava sob a direção de August Escoffier. A Vichyssoise, apresentada no menu Ritz em 1917, seria uma versão fria adaptada de uma sopa da zona rural, a Potage Parmentier.

O nome Vichy seria uma referência à zona rural, onde Diat nasceu, na região do balneário do mesmo nome. A base da Vichyssoise é composta de alho poró, batatas e cebolas cozidas em um caldo de vegetais aves ou carne ou, nesta nossa versão apresentada aqui em um caldo elaborado somente com vegetais incluindo na sua elaboração a parte verde do alho poró.

A VICHYSSOISE: Em uma panela coloque 1 litro do caldo de vegetais, adicionando a seguir 3 xícaras de chá de batatas descascadas e aparadas em cubinhos; 2 xícaras de chá da parte branca do alho poró picadinhos; 2 xícaras de chá de cebolas picadinhas. Leve ao fogo baixo por cerca de 25 minutos ou até quando as batatas ficarem quase que desmanchando. Pulse em um liquidificador. Transfira para uma tigela, corrija o sal. Cubra a superfície da sopa com um filme alimentar. Leve à geladeira até o momento de apreciar.

APRECIANDO: 15 minutos antes de servir, como uma entrada para um almoço ou jantar, coloque água gelada em 4 pratos fundos. Finalize a sopa incorporando ½ xícara de chá de creme de leite fresco. Descarte a água dos pratos, distribua a Vichyssoise, finalize com cebolinha verde picadinhas. Um vinho espumante rosé seco, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: