Vieiras à provençal

Vieiras à provençal

Um molusco bivalve, habitante do fundo do mar, as vieiras têm uma versatilidade culinária imensa, mas requerem uma escolha cuidadosa no momento da compra, além de boa conservação e preparo apropriado, devido à extrema delicadeza de sua carne. Sua composição é de pura proteína, riquíssima em Omega-3. 

As belíssimas conchas podem ser utilizadas como um contêiner para preparar receitas, geralmente gratinadas. Uma concha gigante de vieira foi imortalizada por Sandro Boticelli em uma de suas obras prima O Nascimento de Vênus (Nascita de Venere). 

As vieiras podem ser encontradas para compra com ou sem as ovas vermelhas. A minha preferência é prepará-las sem as ovas, que podem facilmente ser removidas, juntamente com um ligamento fibroso que fica justaposto entre a vieira propriamente dita e as ovas.


 

A MANTEIGA PROVENÇAL: 
Em uma vasilha funda, misture 1 xícara de chá de salsinha fresca picadinha, 200 gramas de manteiga amolecida, 6 dentes de alho passados pelo espremedor, 1 colher de sobremesa de tomilho fresco picadinho e sal. Deixe repousar, misturando ocasionalmente por cerca de 20 minutos. Aos poucos, incorpore a manteiga com o auxílio de um garfo, de tal maneira que a mesma fique aerada. Reserve. 

AS VIEIRAS: 
Seque bem 500 gramas de vieiras com um papel absorvente e doure ligeiramente em uma frigideira pré-aquecida com uma mistura de partes iguais de manteiga e óleo de sementes de girassol. Retire imediatamente as vieiras da frigideira, descarte a mistura da manteiga e azeite. Adicione 2 colheres de sopa da manteiga provençal. Quando começar a fritar, coloque as vieiras, girando a frigideira em um movimento contínuo durante uns três minutos. As vieiras estão prontas para serem apreciadas. Um vinho branco Riesling, para ser apreciado com moderação, seria uma ótima escolha para acompanhar a receita. Bon appétit! 

Compartilhar: