Vinho do porto

Vinho do porto

Setembro chegou. Em Portugal, a noites às margens do rio Douro se enchem de cantos festivos ao som de acordeões e tambores, tradição que continua viva, ano após ano. Enfileirados, crianças, mulheres e homens desfilam pelo terreno inóspito, com suas íngremes colinas. Nas suas costas, pequenos cestos de uvas colhidas à mão estão a caminho da adega, onde outra tradição centenária é mantida na hora da elaboração de um dos mais famosos e cobiçados vinhos fortificados do mundo: o Vinho do Porto. Nem toda a tradição ainda é mantida — como a prensagem das uvas em grandes tanques de cimento, que era feita com os pés, sendo substituída pela prensagem mecânica pneumática —, mas a música e a alegria são ainda as mesmas dos antigos tempos. 

Este trabalho árduo, que desafia o tempo e realizado com tanta alegria, é uma realidade que raramente encontramos nos dias de hoje. Um dos grandes exemplos de vinhos fortificados, o vinho do Porto elaborado com uvas cultivadas em Portugal, na região do rio Douro, possui um amplo espectro de aromas e sabores, uma das grandes características dos vinhos denominados simplesmente de vinhos do Porto. 

Um bom vinho do Porto é complexo, tem um perfeito equilíbrio entre acidez, açúcares e taninos e o seu típico sabor permanece por um longo tempo na boca, o que nos permite uma imbatível flexibilidade na harmonização, com praticamente todos os tipos de alimentos. Os vinhos do Porto estilo Ruby, com cor vermelha forte, brilhante e intensa, recebem simplesmente o nome de Ruby e Reserva, juntamente com dois outros, que estampam o ano de uma colheita excepcional em seus rótulos: o Late Bottled Vintage (LBV) e grande Vintage. O LBV permanece em contato com a madeira por até 20 meses e o Vintage, de quatro até seis anos. Os dois podem ser guardados por tempo indeterminado, pois continuam seu amadurecimento quando já engarrafados. 

Os de estilo Tawny, por sua vez, ficam em tonéis de carvalho e somente são engarrafados quando atingem o grau máximo de amadurecimento, sendo que não amadurecem após o engarrafamento, exatamente o oposto do que ocorre com os do estilo Ruby. O Porto estilo Tawny é classificado simplesmente como Tawny, Tawny Reserva, Tawny 10 anos, 20 anos, 40 anos e o Colheita, que indica o ano da colheita e tempo de amadurecimento. Quanto ao Porto Branco, seu estilo está relacionado ao grau de doçura, podendo ser seco ou meio seco.

Vinho Fortificado

Durante o processo de vinificação, este vinho, elaborado com uvas maduras, tem um tipo de aguardente adicionado com a finalidade de interromper a fermentação dos açúcares, mantidos como açúcares residuais e, consequentemente, com maior teor alcoólico — ao redor de 18 por cento. O Porto Branco pode ter sua fermentação interrompida ou não, sendo que nos é oferecido como os tipos seco e meio seco. A nossa preferência recai pelo tipo Seco, para ser apreciado gelado como aperitivo. Para finalizar aquele jantar preparado com tanto carinho, um cálice de vinho do Porto Ruby ou Tawny, saboreado lentamente, será, sem dúvida, uma experiência inesquecível. Um bom fim de semana para todos nós.

Compartilhar: