Vinho e mostarda - 2

Vinho e mostarda - 2

Nada como elaborar um prato em que o molho preparado com mostarda funciona como um “elemento ponte” que, como já vimos anteriormente, é aquele adicional que une o vinho ao ingrediente principal, desencadeando um processo conhecido como harmonização.

Vamos trabalhar com três ingredientes em nosso procedimento: um crustáceo, que é o camarão, a mostarda amarela e um vinho. O “elemento ponte” aqui é a mostarda, que irá “amarrar” os aromas e os sabores do camarão ao vinho escolhido, obtendo, assim, uma perfeita, ou quase perfeita, harmonização. Vamos lá!Remova as cascas e as cabeças de 12 camarões médios e coloque-as em uma panela pequena de aço inox com 100 gramas de manteiga. Leve ao fogo até ficarem douradas e começarem a fritar.

Nesse momento, vamos adicionar 200 ml de vinho branco seco. Mantenha a panela no fogo até o vinho praticamente secar. A seguir, adicione 500 ml de creme de leite fresco e deixe levantar fervura. Passe tudo por uma peneira, espremendo bem com o auxílio de uma colher. Descarte as cascas e as cabeças dos camarões e reserve o molho.

Em uma panela apropriada para cozimento a vapor, coloque água, algumas rodelas de limão, ervas aromáticas e um bom tanto de vinho branco. Leve ao fogo e, quando o líquido começar a borbulhar, coloque os camarões no vapor até que os mesmos adquiram uma bela cor rosada. Mergulhe os camarões imediatamente em água bem gelada para fixar a cor e a textura.

Leve o molho ao fogo em uma panela pequena de aço inox e, quando levantar fervura, imediatamente retire a panela do fogo, adicione 2 colheres de sopa de mostarda amarela em pasta, incorpore os camarões e corrija o sal. Aprecie os camarões  ao molho de mostarda acompanhados de arroz branco e, uma taça de Sauvignon Blanc da Nova Zelândia ou da África do Sul.Bon appétit! 

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: