Vinhos da Alemanha – 3

Vinhos da Alemanha – 3


Refrescantes e aromáticos, os vinhos brancos da Alemanha são uma perfeita combinação para os pratos de verão ou de inverno. Os vinhos da Alemanha podem ser apreciados durante todo o ciclo das quatro estações do ano, à semelhança da imortal obra musical de Vivaldi, As Quatro Estações, incansavelmente executada e ouvida dia após dia ao redor do mundo, uma peça musical de feliz inspiração e criação que se recusa a morrer ao longo dos anos de sua existência.

Na presença de um vinho da Alemanha criteriosamente escolhido, seguindo as orientações que já discutimos aqui anteriormente, podemos transformar uma ocasião simples em um encontro memorável. Iniciando com uma salada, passando por um risotto de frutos do mar e terminando com uma torta de maçãs, sempre existe um lugar para um vinho branco da Alemanha. As diferentes técnicas utilizadas por seus produtores conferem uma enorme versatilidade a uma mesma casta, o que diferencia esses vinhos de outros produzidos em diferentes áreas geográficas ao redor do mundo, o que ocorre igualmente com os vinhos da Alsace, como teremos a oportunidade de discutir no futuro.

Iniciando com a escolha da varietal adequada para ser cultivada em uma área específica, o tempo da colheita — que pode ser precoce ou tardio — e o estilo de fermentação de acordo com o grau de açúcar das uvas, obtêm-se um vinho com as mesmas características básicas da varietal escolhida, mas com uma enorme versatilidade em seus típicos aromas e sabores, bem como um impressionante equilíbrio açúcar-acidez.

Interessante como a natureza exerce os seus efeitos ao longo da evolução do mundo e das espécies. O aquecimento global, que tem prejudicado varietais que se desenvolvem e necessitam de dias mais frios durante seu ciclo anual, vem favorecendo de maneira impressionante a qualidade da Riesling, da Gewürztraminer, da Müller-Thurgau, da Sylvaner e da varietal tinta Spätburgunder, produzindo nos últimos anos vinhos de uma qualidade excepcional, nunca vista antes, o que tem provocado uma corrida aos vinhos da Alemanha e de seus vizinhos, a Áustria e a região da Alsace.

Dê um passeio pelos vinhos da Alemanha disponíveis entre nós e escolha um deles para ser apreciado como um simples aperitivo ou aquele outro cuja riqueza em aromas e sabores é capaz de transformar uma simples torta de maçãs em uma experiência inesquecível. Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: