Vinhos espumantes

Vinhos espumantes

Vinhos espumantes são produzidos em praticamente todas as vinícolas situadas nas mais diferentes regiões ao redor do mundo. Os vinhos espumantes são extremamente versáteis, desde aqueles muito secos até os mais doces, com uma alta concentração de açúcar residual. As bolhas que se desprendem logo ao serem colocadas em taças são o sinônimo de alegria e de felicidade. Estão presentes desde o nascimento dos filhos, batizados, noivados, casamentos, aniversários até o sucesso nos negócios e empreendimentos.

Aquelas pequenas bolhas fugazes que desprendem em nossas bocas são o resultado do gás carbônico que se desenvolve durante o processo de fermentação ou artificialmente injetado em vinhos que, originalmente, não são espumantes. Quando a fermentação ocorre nos containers de aço inox antes do engarrafamento, gerando as bolhas do gás carbônico, o processo é denominado de “charmat”. Quando já engarrafados, como, por exemplo, no caso do champagne, é o “champenoise ou traditionnelle”.

Algumas das regiões onde os vinhos espumantes são elaborados possuem o que denominamos uma DOC, Denominação de Origem Controlada, que somente pode ser aplicada em vinhos provenientes dessas regiões, como o Champagne na França, a Cava na região catalã da Espanha, o Prosecco elaborado somente com a uva do mesmo nome na região do Veneto, a Franciacorta na Lombardia, o Asti no Piemonte, e o Lambrusco na região de Emilia.

Na Alemanha, os vinhos espumantes, em sua maioria, são elaborados utilizando o método Charmat e rotulados como Sekt. No Brasil, produzimos vinhos espumantes que se destacam entre os outros países produtores pela sua excelente qualidade tanto em termos de aromas, quanto nos sabores e suas finas e persistentes “bolinhas”. Nas próximas semanas, faremos uma viagem às diferentes regiões produtoras de vinhos espumantes, analisando a tipicidade e as características de cada uma deles. Até lá, para acompanhar um vinho espumante, gostaríamos de sugerir um Carpaccio de Salmão defumado e cogumelos frescos regados com azeite de oliva, limão siciliano e pimenta do reino moída na hora. Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: